Motivação e reconhecimento

Passamos a maior parte de nossa vida no trabalho. Trabalhamos, no mínimo, as oito melhores horas de cada dia vezes os trinta, quarenta melhores anos de nossa vida. Daí a importância de fazer do trabalho, momentos de realização, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. 
 “Motivação” significa encontrar os “motivos” , isto é, as razões para que eu faça mais e melhor aquilo que é esperado de mim – por mim e pelos outros – seja a empresa ou a própria sociedade.  Viver “motivado” significa viver sabendo e desejando os “motivos” que me façam vencer os desafios do mundo.
 Uma pessoa “motivada” é uma pessoa que tem a capacidade de doar-se mais, de comprometer-se mais, de fazer melhor tudo o que faz, sem sentir-se “escrava” ou apenas “cumprindo tabela”. Ela conhece e reconhece os “motivos” para fazer o que faz. 
 Um dos fatores mais importantes para que a motivação das pessoas é o reconhecimento. As pessoas reagem favoravelmente ao “reconhecimento” de seus pares, superiores e mesmo subordinados. O “reconhecimento” assume, hoje as mais variadas formas na empresa. O elogio (reforço positivo) por acertos continuados, a atribuição de maior autonomia e incentivo a iniciativas individuais têm sido usados como formas de incentivo que ultrapassam o salário, sempre visto como “incentivo e reconhecimento básicos” da empresa pelo trabalho de seus colaboradores. 
 O “reconhecimento” significa, em suma, ações concretas demonstrando  o fato de a empresa “reconhecer” o esforço, o talento, a dedicação e o comprometimento de seus colaboradores. Por isso, o “reconhecimento” é altamente motivador. O fato de “reconhecer” reforça os comportamentos reconhecidos como de valor para a empresa e faz com que os funcionários passem a repetí-los para obter ainda maior reconhecimento. 
 Por ter esse efeito motivador, o reconhecimento alavanca resultados inesperados numa equipe. Equipes motivadas pelo constante reconhecimento são capazes de realizar feitos incríveis. 
 Programas de reconhecimento e incentivo são importantes porque nos dão objetivos e metas que poderemos atingir e que saberemos de antemão o reconhecimento que obteremos ao atingí-los. Esses programas aumentam a “motivação” entre as pessoas que compõem a empresa.
 Assim, participar ativamente dos programas que a empresa desenvolve para o reconhecimento e a motivação farão a empresa ter mais sucesso e com o sucesso da empresa e o reconhecimento e a motivação dos seus colaboradores todos sentir-se-ão mais “felizes”  porque “reconhecidos”. Todos sentir-se-ão mais “motivados” porque reconhecidos pela empresa pelos seus esforços e competência. 
 A cada dia que passa, empresas do mundo todo estão percebendo o valor do reconhecimento e fazendo uso cada vez mais constante e planejado de formas eficazes de motivação a seus colaboradores. Oferecer “reconhecimento” e valorizar os comportamentos positivos são condições básicas para se conseguir o comprometimento das pessoas. Num mundo em extrema mudança, quanto mais uma empresa deixar claro para seus colaboradores quais os seus valores e o que espera de seu pessoal, maior será o seu sucesso pois terá obtido uma equipe motivada, i.e. com “motivos” para se comprometer com o sucesso da empresa e de seus clientes. 
 Esses componentes de “reconhecimento” e “motivação”  farão pessoas mais felizes e dispostas a crescer – pessoal e profissionalmente. E Isso é o que importa e faz a diferença.

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